As fraldas de pano cheiram mal e não são higiénicas

 

Estou a chegar ao fim desta série de posts sobre os principais mitos que listei no primeiro post Fraldas reutilizáveis, por onde começar?. Neste post vou juntar dois mitos, normalmente duas afirmações que aparecem ligadas em muitas conversas: As fraldas de pano cheiram mal e não são nada higiénicas.

 

As fraldas de pano cheiram mal

Uma afirmação completamente errada. Na realidade as fraldas com pior cheiro são as descartáveis. Sei que só vais acreditar em mim depois de experimentar. Mas desafio-te a perguntar a uma família que use fraldas reutilizáveis e que pontualmente tenha de usar fraldas descartáveis. A resposta é unânime, o cheiro de uma fraldas descartável é insuportável. As fraldas de pano só cheiram mal quando têm coco e é o cheiro natural. Ninguém gosta da sua casa de banho a cheirar a fraldário de centro comercial. Mas é isso o que acontecerá na tua casa de banho ao usar fraldas descartáveis. Vais ter de levar o lixo todos os dias e nem assim conseguirás disfarçar o cheiro. As fraldas de pano não cheiram mal se forem armazenadas em local arejado e lavadas como o que são: roupa muito suja.

 

As fraldas reutilizáveis não são higiénicas

 

Normalmente acompanhado com o mito sobre o cheiro vem a afirmação de que as fraldas reutilizáveis não são higiénicas. Bem, se isso fosse verdade, toda a população com mais de 35 anos em Portugal deveria estar cheia de doenças infecciosas. É que há 30-35 anos todos usavam fraldas de pano e eram lavadas nos tanques comunitários. As fraldas não passam de roupa muito suja, nada mais. Não é por terem xixi e cócó de bebé que não ficam limpas. Uma correcta lavagem das fraldas garante que as mesmas estão limpas. Se tens preocupações podes fazer desinfecções periódicas a cada 4-6 semanas.

 

Pensa assim, tu usas cuecas todos os dias e colocas a lavar ou no lixo?. Deitas a tua roupa para o lixo depois de usada ou lavas? Tens noção de que os bodies dos bebés também ficam sujos com coco, xixi, comida, fruta, baba de cão, etc… não é por isso que os deitas fora, certo?

 

No nosso grupo no Facebook deixaram-nos muitos frases engraçadas com mais mitos. Alguns iremos aproveitar para no futuro escrever mais posts. Em tom de brincadeira mas com factos reais, o desvendar do mito partilha a informação com todos. A ideia é informar e educar para um uso prático e simples desta opção. Para muitas famílias faz toda a diferença no final do mês e acredita que o ambiente agradece. Cada bebé que use fraldas de pano contribuem para menos uma tonelada de lixo nos aterros.

Sobre o autor deste texto

Sonia Garcia

Sonia Garcia

Diaper Coach e Co-owner da Meekbum.
Com mais de 5 anos de experiência em consultoria em fraldas reutilizáveis. O objectivo é sempre poupar recursos ao mesmo tempo que ajudo as famílias a escolherem as melhores opções tendo em conta os seus objectivos e rotinas familiares.
Instagram
YouTube

© 2018 Meekbum.
Todos os direitos reservados.

Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-nos autorização antes de o fazer. Todos os textos e fotos deste blog são da nossa autoria, se não houver indicação em contrário. Este post reflecte a experiência e opinião do autor. Qualquer decisão que tomar após a leitura é da inteira responsabilidade do leitor.

Menu