As fugas acontecem com qualquer tipo de fraldas, ao usar tanto as fraldas descartáveis como as fraldas reutilizáveis. Podem ser fugas de xixi ou de cócó. A primeira é mais fácil de limpar, a segunda nem tanto. As fugas fazem parte, são uma coisa normal. Posso garantir que, aquela explosão que todos os pais temem de cócó até os cabelos é menos provável de acontecer se usares fraldas de pano. Podes confiar em mim!
Se usares fraldas descartáveis tens de comprar as fraldas no tamanho correspondente ao bebé. Quando ele cresce já vai precisar de uma fralda maior com mais absorção. Mesmo assim, em bebés grandes, a absorção das fraldas descartáveis poderá não ser suficiente. Nesse ponto, muitos pais viram-se para as fraldas de pano para resolver as fugas nocturnas. Sim, lês-te bem. Quando há fugas por falta de absorção as fraldas reutilizáveis são a solução.
Da mesma forma que nas fraldas descartáveis, as fraldas de pano têm de acompanhar o tamanho do bebé. Existem fraldas tamanho único que acompanham o crescimento do nosso rabinho e/ou tamanhos que duram longos meses. As fraldas mais absorventes normalmente têm tamanhos e são as que usamos de noite, são sistemas de duas peças, onde a absorção é ajustada e impermeabilizada com uma capa.
Um dos maiores medos dos cuidadores são as fugas. Os medos afastam-se com factos e conhecimento, certo? Vamos analisar as causas mais comuns das fugas numa fralda de pano: