As fraldas de pano n√£o funcionam! √Č s√≥ fugas!

As fugas acontecem com qualquer tipo de fraldas, ao usar tanto as fraldas descartáveis como as fraldas reutilizáveis. Podem ser fugas de xixi ou de cócó. A primeira é mais fácil de limpar, a segunda nem tanto. As fugas fazem parte, são uma coisa normal. Posso garantir que, aquela explosão que todos os pais temem de cócó até os cabelos é menos provável de acontecer se usares fraldas de pano. Podes confiar em mim!

Se usares fraldas descartáveis tens de comprar as fraldas no tamanho correspondente ao bebé. Quando ele cresce já vai precisar de uma fralda maior com mais absorção. Mesmo assim, em bebés grandes, a absorção das fraldas descartáveis poderá não ser suficiente. Nesse ponto, muitos pais viram-se para as fraldas de pano para resolver as fugas nocturnas. Sim, lês-te bem. Quando há fugas por falta de absorção as fraldas reutilizáveis são a solução.

Da mesma forma que nas fraldas descart√°veis, as fraldas de pano t√™m de acompanhar o tamanho do beb√©. Existem fraldas tamanho √ļnico que acompanham o crescimento do nosso rabinho e/ou tamanhos que duram longos meses. As fraldas mais absorventes normalmente t√™m tamanhos e s√£o as que usamos de noite, s√£o sistemas de duas pe√ßas, onde a absor√ß√£o √© ajustada e impermeabilizada com uma capa.

Um dos maiores medos dos cuidadores s√£o as fugas. Os medos afastam-se com factos e conhecimento, certo? Vamos analisar as causas mais comuns das fugas numa fralda de pano:

Fuga por mau ajuste

Quando colocamos a fralda ao bebé é muito importante o ajuste. O ajuste adapta a fralda ao bebé evitando fugas. Uma fralda solta provoca fuga por falta de contenção e uma fralda demasiado apertada provoca fuga por compressão. Para corrigir o ajuste só precisas de colocar a fralda ao bebé e passar um dedo entre a fralda e a bariguinha e na zona das pernocas. Se não consegues passar o dedo está apertada. Se conseguires passar mais do que um dedo está muito folgada.

Fuga por falta de absorção

Depois de uma fuga verifica o estado dos absorventes. Se os absorventes est√£o quase secos, o tecido est√° entupido. Mais abaixo falo disso.
Se os absorventes estão saturados então precisas de mais absorção. A forma como reforçamos as fraldas depende do sistema. O ideal será reforçar bem a fralda da noite e durante o dia fazer mudas frequentes, a cada 2-3h.

Fuga por compress√£o

Imagina que tens uma toalha seca. Quando a toalha absorvem líquidos o tecido absorve aumentando ligeiramente o seu volume. O que acontece quando torcemos a toalha? O líquido sai do tecido. O mesmo acontece com as fraldas, os tecido absorve o xixi e o seu volume aumenta. Se o body ou a roupa estiver a comprimir a zona da fralda vais ter fuga.

Fuga por entupimento do tecido

Com o uso, se a rotina de lavagem não estiver no seu melhor os tecidos tendem a reter resíduos. Isto é válido para todos os tecidos, sejam fraldas, roupas ou toalhas. Quando os tecidos ficam entupidos os absorventes repelem o líquido e não o absorvem. Para resolver esta situação convém que faças uma lavagem a fundo e revejas a tua rotina actual para corrigir o problema de raiz. Podes espreitar neste post como desentupir as fraldas de pano.

 

Como podes ver, as fugas nas fraldas reutilizáveis são fáceis de resolver. São ajustes simples que fazem toda diferença.

Sobre o autor deste post

Sonia Garcia

Sonia Garcia

Diaper Coach e Co-owner da Meekbum.
Com mais de 5 anos de experi√™ncia em consultoria em fraldas reutiliz√°veis. O objectivo √© sempre poupar recursos ao mesmo tempo que ajudo as fam√≠lias a escolherem as melhores op√ß√Ķes tendo em conta os seus objectivos e rotinas familiares.
Instagram
YouTube

© 2018 Meekbum.
Todos os direitos reservados.

Por favor, se quiser reproduzir o conte√ļdo (texto e/ou fotos) deste blog, pe√ßa-nos autoriza√ß√£o antes de o fazer. Todos os textos e fotos deste blog s√£o da nossa autoria, se n√£o houver indica√ß√£o em contr√°rio. Este post reflecte a experi√™ncia e opini√£o do autor. Qualquer decis√£o que tomar ap√≥s a leitura √© da inteira responsabilidade do leitor.

Tem de iniciar a sess√£o para publicar um coment√°rio.
Menu