Como escolher fraldas de pano? – parte 1

Como escolher fraldas de pano?

As fraldas de pano são um mundo, para muitos – a maioria – desconhecido e assustador. O facto de haver demasiada – ou pouca – informação, inúmeras opiniões e relatos não ajudam a quebrar a barreira inicial. Cada um tem gostos diferentes, necessidades diferentes e claro que uma experiência diferente. Quando não sabemos o que gostamos nem por onde começar é bastante assustador.

Quebrar a barreira inicial para mim exigiu muitas horas de pesquisa. A procura da informação mais imparcial possível sobre fraldas reutilizáveis. Eu própria tento ao máximo manter a  imparcialidade embora saiba que é evidente quais as minhas marcas preferidas (Grovia e Sloomb). É preciso manter a imparcialidade sobre os sistemas e as marcas, procurar qualidade, funcionalidade de forma a cumprir a sua função e/ou resolvam situações específicas. Neste post vou abordar alguns truques para que consigas decidir qual a melhor fralda de pano para cada caso.

 

Quais as características ideais numa fralda?

Uma fralda para ser considerada boa tem de ter algumas características base que, para mim, se resumem ao seguinte:

  • Durabilidade e qualidade;
  • Boa absorção;
  • Bom ajuste;
  • Boa impermeabilização.

Estes pontos mencionados são a base para teres sucesso na escolha de uma fralda de pano. Podes até usar como um guia para te ajudar na escolha de uma fralda ou várias fraldas, isto porque, algumas opções podem ter melhor desempenho em situações diferentes.

Durabilidade e qualidade de uma fralda reutilizável

A qualidade do artigo é fundamental para que a fralda seja usada durante muito tempo. Opta sempre por marcas conceituadas e com certificações. As certificações garantem que os tecidos não contêm químicos nocivos à saúde do teu bebé, que as condições de segurança do artigo são cumpridas e que a produção é feita éticamente. Se preferires, podes optar por fraldas feitas por outras mães. Há pessoas muito talentosas que fazem fraldas em pequena escala como a marca portuguesa Fluffy Organic & Eco.

A durabilidade da fralda é importante para que possas usar a tua fralda desde os 4-5kg até ao desfralde. Se tiveres uma fralda de pouca qualidade os elásticos vão ficar gastos, o tecido desfazer, etc. O objectivo é que a fralda seja usada por um ou mais bebés por isso aposta sempre em marcas de qualidade reconhecida. Desta forma reduzes quantidade de recursos gastos e poupas dinheiro a longo prazo.

Absorção de uma fralda de pano

A absorção é a característica mais importante numa fralda reutilizável. Quando a capacidade de absorção de uma fralda é ultrapassada há lugar a fugas. Para evitar as fugas é importante que as fraldas sejam trocadas frequentemente, até porque não fomos feitos para estar em contacto com o xixi. O xixi é uma substância corrosiva e ao ficar em contacto com a pele provoca irritações e assaduras.

De menor a maior, em baixo, listo a absorção das fibras mais usadas em fraldas de pano:

  • Microfibras
  • Algodão
  • Bambu
  • Algodão + bambu
  • Cânhamo

Ou seja, a microfibra é o tecido com menor absorção e o cânhamo a maior absorção. É importante notar que a microfibra é um tecido de absorção rápida e o cânhamo de absorção lenta. Esta dica pode-te ajudar criar misturas para resolver problemas específicos.

Para o dia temos de garantir que a fralda tem capacidade para 2-3 horas. Durante o período diurno todos os tipos de fralda servem a não ser que o bebé faça uma quantidade muito grande de xixi e sejam precisos truques, como mencionado no parágrafo anterior.

Para a noite convém optar por fraldas com maior número de camadas de absorção e/ou tecidos mais absorventes como o bambu e cânhamo. Durante a noite precisas de absorção para 12h-14h se o bebé faz muito xixi pode ser igualmente preciso reforçar. Por exemplo, no caso do meu filho todas as fraldas da noite tinham de ser reforçadas. Usava musselinas e absorventes de bambu para reforçar as fraldas da noite.

Como escolher fraldas de pano? – parte 2

Sobre o autor deste texto

Sonia Garcia

Sonia Garcia

Diaper Coach e Co-owner da Meekbum.
Com mais de 5 anos de experiência em consultoria em fraldas reutilizáveis. O objectivo é sempre poupar recursos ao mesmo tempo que ajudo as famílias a escolherem as melhores opções tendo em conta os seus objectivos e rotinas familiares.
Instagram
YouTube

© 2018 Meekbum.
Todos os direitos reservados.

Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-nos autorização antes de o fazer. Todos os textos e fotos deste blog são da nossa autoria, se não houver indicação em contrário. Este post reflecte a experiência e opinião do autor. Qualquer decisão que tomar após a leitura é da inteira responsabilidade do leitor.

Related Posts

Selected Grid Layout is not found. Check the element settings.
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu