Como escolher fraldas de pano? – parte 2

Este texto faz parte de uma série de dois posts, no primeiro post abordei as características de uma boa fralda reutilizável, a importância da qualidade numa fralda de pano e as características a ter em conta para encontrar uma absorção de acordo a necessidade. Nesta segunda parte, vou tratar dois temas de igual importância: a importância de um bom ajuste numa fralda e de uma boa impermeabilização.

Um bom ajuste numa fralda de pano

A resposta é SIM! Este é um ponto chave para usar fraldas de pano com sucesso. É importante conseguir um ajuste que seja perfeito para a fisionomia particular de cada bebé. O bom ajuste vai evitar as fugas e aumentar o conforto do pequenino. Como ajustar uma fralda de pano? Já falei desse ponto na série sobre mitos de fraldas de pano mas nunca é demais relembrar este ponto: para conseguir um ajuste perfeito tens de apertar/fechar a fralda e conseguir passar um dedo na zona da barriga e um dedo na zona nas pernas.

O ajuste é uma característica que só pode ser apurada depois de experimentar a fralda que tens em mente. Mas ficam aqui algumas dicas de orientação de como escolher uma fralda que respeite a fisionomia do bebé:

  • Fraldas que se ajustam em todos os bebés

São fraldas que podemos dobrar moldando-a ao bebé quando a colocamos. A fralda fica personalizada sem importar a fisionomia. Estamos a falar de pré-dobradas, musselinas e fraldas de contorno (Ajustadas que não têm molas ou velcro). Da mesma forma as capas que se moldam facilmente ao bebé são capas de lã.

  • Fraldas para bebés gordinhos

Os bebés mais gordinhos tendem a precisar de fraldas que consigam acomodar o tamanho das pernocas. Não te preocupes, assim que eles começam a mexer e a caminhar perdem peso e as fraldas conseguem acompanhar o crescimento até o desfralde. Para este tipo de fisionomia procura fraldas e capas grandes como as da Bumgenius, Blueberry e Totsbots. Se o teu bebé for gordinho evita capas da Rumparooz porque a probabilidade de não servirem até o desfralde é grande.

  • Fraldas para bebés magrinhos

Normalmente, para bebés com uma fisionomia magra quase todas as fraldas servem. Tem em atenção que as fraldas “grandes” mencionadas no post anterior podem começar a servir um pouco mais tarde porque na zona das pernas a fralda pode não apertar bem na zona das pernas dando origem a fugas. Por exemplo, uma Grovia AIO num bebé magrito serve mais ou menos aos 5-6 meses enquanto que um bebé gordinho serve mais cedo 3-4 meses.

Algumas das fraldas que gosto para bebés magrinhos são as fraldas híbridas da Grovia e as Rumparooz.

 

Boa impermeabilização numa fralda reutilizável

A impermeabilização é uma característica que não pode ser esquecida. Uma impermeabilização apropriada mantém o xixi e cocó dentro da fralda e impede que tanto nós como o nosso bebé fiquemos com a roupa toda molhada. Segundo o tipo de fralda que pretendas a impermeabilização pode fazer ou não parte da fralda. Nos sistemas de bolso, Tudo em um ou híbridos, a capa faz parte da fralda. Nos sistemas de duas peças – musselinas, pré-dobradas, contorno e ajustadas – a impermeabilização é conseguida com recurso a uma capa.

Quando a capa faz parte da fralda não precisas de ter atenção a nada a não ser o ajuste da fralda que é conseguido da mesma forma que expliquei no tópico anterior. Agora, se optares por sistemas de duas peças também tens de ter atenção a um detalhe crucial para que a capa cumpra com a sua função de evitar accidentes. O segredo é escolher uma capa de acomode a fralda – parte absorvente- na totalidade. Se optares por musselinas ou pré-dobradas, não terás grande dificuldade na escolhas, todas servem. Para pré-dobradas a capa perfeita é Grovia – pode ser por ser a minha preferida, mas fica na perfeição e com pouco volume quando usada com pré-dobradas. No caso da fraldas de atilhos, terás de optar por uma capa de lã. As fraldas de atilhos ficam sempre na zona da coxa e só as capas de lã conseguem tapar essa parte do corpo. Finalmente, se vais usar fraldas ajustadas ou fraldas de contorno opta por capas com “rabo grande” como Blueberry Capri ou Coverall, Flip da bumgenius, Popolini, Totsbots, etc.

Estas são a características a procurar numa fralda, por isso a resposta à questão: Qual a melhor fralda de pano? Não tem resposta única, para cada um de nós existe “a fralda perfeita”. Para muitos outros só existe uma fralda ideal. Pessoalmente, para mim, existe uma fralda perfeita para cada ocasião por exemplo: uma fralda para a noite – Sloomb OBF -, uma fralda para sair – Grovias híbridas -, ou a fralda para o papá – Grovia híbrida fecho com velcro. O importante ao procurar uma fralda é ter em conta as tuas necessidades, preferência e o mais importante que as características essenciais sejam cumpridas: qualidade, absorção, ajuste e impermeabilização.

Como escolher fraldas de pano? – parte 1

Sobre o autor deste texto

Sonia Garcia

Sonia Garcia

Diaper Coach e Co-owner da Meekbum.
Com mais de 5 anos de experiência em consultoria em fraldas reutilizáveis. O objectivo é sempre poupar recursos ao mesmo tempo que ajudo as famílias a escolherem as melhores opções tendo em conta os seus objectivos e rotinas familiares.
Instagram
YouTube

© 2018 Meekbum.
Todos os direitos reservados.

Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-nos autorização antes de o fazer. Todos os textos e fotos deste blog são da nossa autoria, se não houver indicação em contrário. Este post reflecte a experiência e opinião do autor. Qualquer decisão que tomar após a leitura é da inteira responsabilidade do leitor.

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu