Como fazer um stripping às fraldas reutilizáveis?

Como fazer um stripping as fraldas de pano reutilizáveis
Foto por https://parental.guidanceguide.com/

Imaginas tirar as tuas fraldas da máquina, limpinhas, inspirar e cheiram a… estranho?! Mas estão acabadas de lavar, porque cheiram assim, tipo a sujo?

Se tens o azar de viver este momento é um sintoma que a tua rotina de lavagem tem de ser revista e podes começar com os 3 passos para lavar fraldas de pano reutilizáveis correctamente.

Mas todos falam que é normal e é necessário fazer um stripping às fraldas ah! E uma desinfecção também… mmm nop!

Só precisas de fazer um stripping e/ou desinfecção em caso de teres maus cheiros, a desinfecção em caso fungos (candidíase ex.) ou quando compras fraldas de pano em segunda mão.

E agora tu pensas, a Sonia não sabe do que fala?!?! Todos dizem que é perfeitamente normal ter de fazer um stripping. 

Outra vez, não é normal ter de fazer stripping constante. Aliás, se estás inscrita na newsletter possivelmente já recebeste o meu texto onde partilho que não gosto do conceito stripping e prefiro fazer uma lavagem a fundo que é mais simples. Acreditas que demorei anos a perceber que era exatamente essa a minha recomendação?

Como se lavam fraldas de pano a fundo?

E como se lavam as fraldas a fundo? Igual como te indico no post da lavagem mas com 3x o detergente. Esta recomendação é da Grovia que tal como eu vivem para simplificar o uso das fraldas de pano. #simplificaasfraldas 

Fácil, já viste que é só usar muito detergente. Fazes a rotina que te recomendo sempre mas vais colocar 3 vezes a quantidade de detergente para roupa muito suja, um activador de lavagem e lavar a 60º. Neste caso, é obrigatório o enxaguamento final. 

E não vás agora a um grupo no facebook. Se colocares esta recomendação minha vais ler comentários como: se tens muita espuma é demasiado detergente (Eu já o disse há 7 anos atrás, alguma coisa tinha de aprender entretanto, certo? ) 

É só espuma e o detergente a activar e a lavar. Mesmo só água a agitar faz espuma, certo?

Estou a ser repetivia? Se calhar, só que preciso que tu percebas que o importante é simplificar  a tua rotina de lavagem para corrigir os erros. Os cheiros só aparecem se as tuas fraldas não estão bem lavadas. E normalmente é por falta de detergente.

E a desinfecção? A desinfecção só é precisa mesmo em casos de fungos ou problemas de saúde. 

Mas como todos falam do stripping nas fraldas de pano e, não quero que te falte nada, aqui tens a recomendação da organização Clean Cloth Nappy.

Método de stripping de fraldas de pano reutilizáveis: detergente + activador de lavagem

Este método de stripping é feito em 3 passos. Primeiro lavas as fraldas, depois as colocas de molho e de seguida voltas a lavar as fraldas sem acrescentar detergentes na máquina de lavar.

O que precisas para fazer stripping as fraldas de pano?

  • Por cada 10lt de água
  • 6 colheres de sopa de activador de lavagem
  • 6 colheres de sopa de detergente em pó ou 1 tampa de detergente líquido

Usa um detergente de qualidade como o OMO, Ariel, Persil, etc. E como activador da lavagem podes usar Vanish Oxi Action, branqueador da Amway ou similar.

Passo 1 – Lava as tuas fraldas

Podes lavar como explico neste post ou com a tua rotina normal.

Passo 2 – Deixar as fraldas de molho

Lembra-te que as fraldas sujas NUNCA pode ser deixadas em água. Por isso é que as lavaste no passo anterior. Se saltares o passo 1 vais piorar a situação dos cheiros.

Agora, enche uma bacia grande ou banheira com água quente (máxmo 60ºC) e dissolve o detergente e activador da lavagem.

Mergulha todas as tuas fraldas dentro da bacia e deixa tudo de molho durante 4h. Sempre que puderes uma mexidela e dá-lhes a volta.

Logo depois das 4 horas, deita a água fora e…

Passo 3 – Lavar as fraldas

Assim que drenaste ou deitaste a água fora, colocas todas as fraldas dentro da máquina e vais lavá-las no ciclo de roupa muito suja a 60ºC e  SEM acrescentar mais nada. Sim, leste bem, vais lavar só as fraldas sem detergente. E no fim fazes um enxaguamento + centrifugação a frio.

E volto a dizer o mesmo, só precisas de fazer um stripping em fraldas compradas em segunda mão ou porque a tua rotina de lavagem não está a funcionar bem.

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu