Como secar fraldas reutilizáveis no inverno?

A chuva, frio e humidade são o pior pesadelo para quem usa fraldas de pano reutilizáveis. 

Isto obriga-te a estender a roupa dentro de casa e faz com que as fraldas demorem imenso tempo a secar. Se é que secam alguma vez.

Uma fralda ajustada pode demorar 7 dias a secar durante o inverno.

Se nunca usaste fraldas no inverno começa por relaxar porque não estás sozinha. 

Neste post juntei as minhas dicas e todas as dicas que as mamãs partilharam comigo

Vou começar por de dar as tradicionais dicas:

  • Ter fraldas suficientes para secar e lavar. Oh sim, esse é o principal truque. Ter no mínimo 36 fraldas para que o teu stock tenha uma longa vida e claro, para que dê tempo suficiente para que que sequem. 
  • Ter espaço para secar as fraldas. Se tens uma varanda protegida da chuva ou um local com circulação de ar está a situação resolvida.
  • Ter um desumidificador. Calma, não vás já a correr a comprar um desumidificador. Mas se tens um, coloca-o perto do teu estendal que vai acelerar o tempo para secar a roupa.
  • Ter máquina de secar. Não é preciso, mas se tens pode dar jeito para secar absorventes e fraldas quando está muito frio e chuva. Tem cuidado para secar a baixa temperatura e atenção as fraldas de bambu. Altas temperaturas as fazem encolher. 

Queres saber se eu sobrevivi e como ao inverno com fraldas de pano?

Sim, eu usei fraldas reutilizáveis no inverno. Não tinha máquina de secar. E como sabes, Aveiro é um lugar húmido que não ajuda a secar roupa. 

O meu truque é deixar o estendal num quarto com o desumidificador e com o aquecimento ligado. 

Dicas para secar fraldas reutilizáveis durante o inverno

Num email perguntei às mamãs o que faziam para secar as fraldas durante o inverno. O que mais me surpreendeu foi a criatividade nalgumas ideias. Afinal não sou a única a inventar por este mundo de fraldas reutilizáveis 🙂


Seca as fraldas na sala, em frente à lareira, na marquise, na garagem. O importante é que seja um espaço da casa com aquecimento, com sol, com circulação de ar ou onde metes o desumidificador.

Dicas da: Mafalda, Catarina, Dúnia

Pendurar as fraldas com espaço. Não sei tu, mas eu já faço isto com a roupa e só me lembrei da importância do detalhe com o email da Catarina. Se as fraldas (ou roupa) estão muito juntas há menos circulação de ar e demoram mais tempo a secar.

Dicas da: Catarina


Ter fraldas suficientes. Com fraldas suficientes tens tempo para que elas sequem sem stress, o número mágico é ter um mínimo de 36 fraldas.

Dica da: Mafalda, Micaela, Filipa


Ter vários sistemas de fraldas. Por norma as fraldas tudo em um demoram mais tempo a secar. A Micaela partilhou que tem também sistemas de duas peças com absorventes separados, como o caso das Milovia, e assim consegue usar as fraldas que secam mais rápido enquanto as tudo em um secam.


Redobrar o número de absorventes. A Carina faz isto de uma forma tão simples que vale a pena partilhar. Basicamente tem de ter o dobro dos absorventes para cada fralda. Funciona porque as fraldas de bolso secam rápido e como os absorventes demoram mais tempo a secar, tendo o dobro tem sempre metade dos absorventes prontos a usar enquanto a outra parte seca.  

Dica da Carina, Ana, Lulu


Aumentar as rotações da máquina de lavar para 800-1000rpm. Quando maior a rotação ao centrifugar menos água fica nas fraldas. Como se diz em inglês “take this with a grain of salt”, esta dica funciona mas tal como a Dúnia me disse: quanto maior for a rotação maior será o desgaste dos elásticos.

Dica da Dúnia

sar a máquina de secar self service. Há mamãs que conseguem ir fácilmente ao self-service e o truque que dão é: usar uma máquina de secar XL e meter a roupa toda e secar durante 15-20min. As fraldas não ficam completamente secas, mas ficam com pouca humidade. De volta a casa é só pendurar, como estão quase secas, o (pouco) sol e a casa fazem o resto.

Dica da Inês, Carina, Emanuela

sar um estendal eléctrico. Cabem perto de 25 fraldas, tem um baixo consumo de electricidade e serve para as fraldas e para a roupa também

Dica da Sofia, Filipa


Ter máquina de secar. Sim não é novidade mas é para veres que há mais a usar 🙂

Dica da Filipa, Mafada, Paula, Emanuela, Ana

Tens mais alguma dica? Deixa-me nos comentários. Se conheces alguém precisa desta informação envia-lhe este link. Usar fraldas reutilizáveis é simples se tiveres a informação correcta.

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu