Desinfectar fraldas reutilizáveis

Seja por opção própria ou porque o bebé tem um fungo (cândida) eventualmente será preciso fazer uma desinfecção às fraldas.

Quando tenho de desinfectar?

Podes fazer uma vez a cada 6-8 semanas se achares necessário. Quantos mais aditivos usamos, mais desgaste provocamos nas fraldas reduzindo assim o seu tempo de vida. Só em caso de fungo é que é realmente necessário desinfectar as fraldas. Mas isto é uma situação pouco comum. Acontece normalmente quando a flora intestinal do bebé fica em baixo e a cândida aproveita a situação para se propagar causando estragos.

Quando começa a infecção, o bebé fica muito vermelho e vão aparecendo umas pequenas bolhinhas como na foto que colocamos à direita. As bolhinas começam por ser vermelhas e depois forma um pequeno centro branco. Neste caso, é preciso ir ao médico que irá receitar cremes antifúngicos para tratar o bebé e nós temos de tratar as fraldas.

Imagem retirada de http://www.candidainstool.com/Infecção por cândida. Imagem retirada de http://www.candidainstool.com/

O fungo costuma ser bastante persistente, pode demorar várias semanas a desaparecer e é um ciclo vicioso: o bebé infecta as fraldas e as fraldas infectam o bebé.
Para cortar esse ciclo temos então duas opções, usar fraldas descartáveis até o bebé ficar bom (2-3 semanas) ou usar fraldas de pano e desinfecta em cada lavagem. Atenção que deves usar liners para proteger as fraldas dos cremes. Se vais continuar o uso de fraldas de pano – como eu fiz quando tivemos fungos- tens de desinfectar as fraldas com cada lavagem durante pelo menos 4 semanas e/ou enquanto o bebé não estiver completamente recuperado.

Vamos então simplificar a desinfecção?

Há várias formas de o fazer:
– Se tens sistemas de duas peças podes lavar as fraldas a 90ºC e as capas a 40ºC com um desinfectante
– Se tens sistemas de bolso, tudo em um, híbridos, lavas a 40 ou 60 (se a marca assim o permitir) com um desinfectante.
– Se tens capas de lã, podes lavar com oxgall e/ou colocar ao sol não muito forte. Se o sol for forte a capa pode encolher.

Desinfectantes e truques

Tri-zyme da Amway, Nappy Fresh, Vanish hygiene, etc: é só adicionar em cada lavagem a dose recomenda.
– Lixívia: colocar 60ml de lixívia na gaveta e lavar a frio. A lixívia é muito forte para a nossa pele, por isso após a lavagem deves enxaguar e centrifugar para assegurar que não há resíduos de lixívia nos tecidos.
– Secar ao sol: o sol mata a bactérias e é óptimo. Mas atenção que se for muito forte o efeito é o contrário.
– Secar na máquina de secar: a baixa temperatura, ajuda a matar algum bicharoco que tenha ficado após lavar

Quando tivemos o fungo em casa deu alguma luta porque no inicio não conseguia perceber se era assadura ou alguma outra coisa e após muita pesquisa descobri as infecções por cândida. Conseguimos resolver após 4 semanas a lavar com vanish hygiene a 40ºC, pois na altura não conhecia o Tri-zyme. Para além disto, lavávamos uma vez por semana a 60ºC e secámos na máquina de secar a baixa temperatura. Mantivemos sempre o uso de fraldas de pano, protegendo sempre com forros de papel. Como era um fungo os forros não foram reaproveitados.

Tiveste um fungo nas tuas fraldas? Fizeste alguma coisa diferente para as tratar? Deixa-nos um comentário.

Este post foi escrito por Sonia Garcia.


© 2012-2015 Meekbum.
Todos os direitos reservados.

Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-nos autorização antes de o fazer. Todos os textos e fotos deste blog são da nossa autoria, se não houver indicação em contrário. Este post reflecte a experiência e opinião do autor. Qualquer decisão que tomar após a leitura é da inteira responsabilidade do leitor.

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu