Fraldas reutilizáveis, por onde começar?

Vamos começar pelo principio, pode ser? Estás feliz e contente porque tomaste a melhor decisão de sempre e escolheste usar artigos de puericultura ecológica. Como todas as mães, pensas sempre no melhor para a saúde do teu bebé e também para o meio ambiente. Afinal de contas, cada bebé gasta quase 3.000 fraldas por ano, que até o desfralde são perto de 9.000 mudas de fraldas. Feitas essas contas, o orçamento familiar é uma assunto importante no que diz respeito às fraldas do bebé. Prometo que vais poupar muito dinheiro ao usar fraldas de pano. Sem entrar para já em muitos detalhes podes espreitar o nosso post sobre os custos das fraldas descartáveis vs as fraldas reutilizáveis.

Antes de te entranhares nos tipos de fraldas e sistemas é preciso lidar com as críticas que todos vão fazer sobre cada uma das tuas decisões. Cada uma das tuas escolhas vai ser alvo de escrutínio familiar e/ou social, e mais se optares por “cenas diferentes” como babywearing e fraldas não descartáveis. Vais “ouvir” um sem fim de comentários – segue-se um tom irónico – de grande apoio! Falo do que eu e muitas outras mães ouvem sempre quem partilham estas escolhas com outras pessoas. Estes são alguns exemplos: As fraldas de pano são caríssimas! Isso não funciona! É só fugas! Vais ter muito trabalho! Cheiram mal! Não são nada higiénicas! Esta é umas das minhas preferidas: Vais ver.. experimenta que depois vais ver como eu tinha razão e isso não funciona! Entretanto, sentes que estás a desistir mas tomaste já a tua decisão e não voltas atrás! Aguentas a tua postura e passas a responder sempre da mesma forma a todas essas pessoas: Sim, aquelas fraldas de lavar e voltar a usar. Sim, são parecidas às fraldas de antigamente mas são fraldas modernas. Sim, vou ter de lidar com “as substancias” que o meu bebé produz! Mas sabes, seja qual for o tipo de fralda que o bebé usar vou ter de lidar com o seu conteúdo de uma forma ou de outra, certo? Decora estas minhas sugestões de respostas rápidas que vais precisar delas.

Nos próximos posts vamos dissecar, um pouco, cada uma das afirmações mais comuns das pessoas – novamente tom irónico – altamente informadas e experts no uso de fraldas reutilizáveis dizem às mães que estão a começar. Vá, não vou mentir, eu continuo a ouvir sempre o mesmo e já la vão quase 6 anos de serviço nesta área.

Neste tempo todo já ouvimos muitas coisas engraçadas. Partilha connosco as que te disseram, pode ser preciso acrescentar à nossa lista de frases comuns a desmistificar.

Próximos posts, sobre as frases comuns de quem não percebe nada sobre o uso de fraldas de pano reutilizáveis:

As fraldas reutilizáveis são caríssimas

As fraldas de pano não funcionam! É só fugas!

Vais ter muito trabalho ao decidir usar fraldas ecológicas!

As fraldas de pano cheiram mal

As fraldas reutilizáveis não são higiénicas

Experimenta usar as fraldas de pano modernas e vais ver como não funcionam.

Sobre o autor deste post

Sonia Garcia

Sonia Garcia

Diaper Coach e Co-owner da Meekbum.
Com mais de 5 anos de experiência em consultoria em fraldas reutilizáveis. O objectivo é sempre poupar recursos ao mesmo tempo que ajudo as famílias a escolherem as melhores opções tendo em conta os seus objectivos e rotinas familiares.
Instagram
YouTube

© 2018 Meekbum.
Todos os direitos reservados.

Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-nos autorização antes de o fazer. Todos os textos e fotos deste blog são da nossa autoria, se não houver indicação em contrário. Este post reflecte a experiência e opinião do autor. Qualquer decisão que tomar após a leitura é da inteira responsabilidade do leitor.

Menu