Fraldas de pano reutilizáveis na creche em portugal

As tuas fraldas conseguiram entrar na creche?

Levar as fraldas reutilizáveis para a creche não precisa de ser complicado

Enquanto que as crianças entram na escola para a escola todos os anos no mês de Setembro, os bebés entram na creche ao longo do ano e praticamente em cada mês há bebés a entrar na creche. Por isso deixo-te esta informação aqui no blog para que seja útil quando precisares de criar e organizar a rotina de fraldas reutilizáveis para a creche.

Vamos começar com o obvio. Cada experiência é diferente e o importante é estares pronta para enviares as fraldas para a creche e vou-te explicar como podes preparar para enviar as tuas fraldas reutilizáveis para a a escolinha.

Simplificando, A preparação das fraldas de pano para a escola é feita em três passos:

1. Confirma com a creche que o teu bebé pode usar as fraldas reutilizáveis.

Normalmente, ou a instituição proíbe totalmente as fraldas reutilizáveis na creche ou, o aceitam o uso da fralda reutilizásseis mas o staff fica assustado porque se imaginam a ter de dobrar fraldas e colocar alfinetes como era feito antigamente.

Explica-lhes que as fraldas agora são modernas e similares às descartáveis. Dá-lhes o sossego que precisam. Vais fornecer tudo e é tão simples como trocar uma fralda descartável.

2. Prepara-te para dares uma mini formação à educadora sobre como usar as fraldas reutilizáveis.

Se a educadora já teve outro bebé a usar fraldas de pano, será simples. De todas as formas dá-lhe a segurança que ela precisa. Tu também já tiveste medo das fraldas reutilizáveis, certo?

Então, explica-lhe que vais enviar as fraldas prontas a usar, um saco para colocar as fraldas sujas e os toalhetes se for o caso. 

Não exijas muito das educadoras. Elas têm de mudar muitos bebés de cada vez e precisam também da tua ajuda para aceitar as fraldas de coração aberto. E consegues isso se lhes enviares tudo pronto a usar e explicando-lhe como podem usar as fraldas reutilizáveis na creche.

O que tens de lhes explicar a educadora sobre as fraldas reutilizáveis?

Como conseguir o ajuste perfeito

Troca uma fralda com ela, isto poderá não ser possível agora com o COVID, pelo que terás de o fazer de forma escrita ou a falar na porta da creche. Tem contigo uma fralda na mão para que ela possa ver com a distância de segurança onde verificar o ajuste. 

Explica-lhe que a fralda não pode ficar nem apertada nem larga. O ajuste em altura tu o garantes ao enviar as fraldas e só vai ter de ajustar na cintura. Para saber se o ajuste está bem feito, tem de conseguir passar um dedo na cintura e nas pernas.

O que fazer com a fralda depois de mudar

Quando a educadora trocar a fralda, pede-lhe para a fechar ou dobrar como já faz com as descartáveis e a coloque no saco impermeável para as fraldas sujas. Se a fralda tiver xixi é indiferente, mas quando tem cocó convém fechar a fralda para o teu saco não ficar sujo com cocó e que possas tratar das fraldas rapidamente.

Podes sempre enviar todas as fraldas com um liner descartável e depois em casa é mais fácil para ti. É só tirar do saco e tratar cada uma: os liners com xixi vão a lavar junto com as fraldas e os liners com cocó os descartas.

Explica como usar os toalhetes reutilizáveis

Se enviares toalhetes reutilizáveis para a escola, envia-os já prontos a usar. Ou seja, já molhados e num saquinho impermeável ou numa caixa. Assim para a educadora ou auxiliares, será como se estivessem a usar toalhetes descartáveis só que vão junto com a fralda suja para o saco impermeável quando os usarem. E lembra-te que estando húmidos tens de os lavar a cada três dias mesmo que não tenham sido usados.

Se usas toalhetes sempre secos, envia-lhes o frasco com o spray e explica-lhe que têm de molhar cada toalhete antes de usar. Confirma com elas se podes fazer isto porque vão precisar de espaço de bancada para terem o spray do teu bebé.

E, se for complicado, há marcas de toalhetes descartáveis mais amigos do ambiente.

3. Planeia com a educadora a rotina de rotação de fraldas.

Com o COVID-19 as rotinas na creche têm dado uma reviravolta. Numa situação normal, todos os dias vão fraldas reutilizáveis limpas e voltam as fraldas sujas. Agora, varia de instituição para instituição. Nalgumas vai tudo num dia da semana e todos os dias te devolvem as fraldas e roupas sujas. Noutras só te devolvem as fraldas a cada X dias. 

O que tens de garantir é que as fraldas sujas voltam da creche para casa no máximo a cada três dias e só se estiver tempo fresco, em tempo quente tem de ser a cada dois dias.

Agora vamos à listo que precisas enviar para a creche quando usas fraldas reutilizáveis. Depois de combinar a rotina e saber quanto tempo o teu bebé vai estar por dia na creche constróis a tua lista de materiais.

Vais precisar de:

  • Fraldas reutilizáveis. Para saber quantas multiplica o número de mudas que o teu bebé precisa pelo número de dias que tens de enviar de cada vez. E facilita muito enviares as fraldas já com os liners colocados.
  • Um saco para as fraldas sujas por cada dia em que as fraldas sujas ficam na creche. No máximo serão 3 sacos.
  • Toalhetes suficientes para o número de dias e se envias os toalhetes molhados precisas também de um saco pequeno. Se usas os toalhetes secos, precisas de enviar o spray com a água ou a mistura que já usas.
  • Uma mochila para meter tudo, mas isso já deves ter.

Sei que pode parecer complicado mas assim que tiveres a rotina combinada com a educadora passa a ser fácil. Isto é novidade para a maioria das educadoras e ao quebrar barreira inicial de desinformação e medo vão alinhar contigo.

Lembra-te sempre de as ajudar e garantir que têm tudo pronto a usar seja qual for o sistema de fraldas que uses.

Espero que este texto te ajude a organizar a tua rotina e a ter um script para falar com as educadoras do teu bebé. E se for mais fácil envia-lhe este link 🙂

Sonia Garcia
Sonia Garcia @meekbum

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu