Podes usar isto na lavagem das fraldas reutilizáveis

Neste post vou-te falar sobre o que podes usar para lavar as tuas fraldas quando tens situações como maus cheiros, fungos, manchas, etc.

Vamos falar basicamante do que são tratamentos de choque, atenção que isto não é para usar regularmente, é para uso esporádico e apenas quando preciso.

é seguro usar lixivia nas fraladas reutilizaveis?

O que é um tratamento de choque?

Um tratamento de choque é basicamente uma lavagem a fundo para remover resíduos e bactérias que ficaram retidas nas fibras dos tecidos das fraldas de pano.

Com a utilização das fraldas e o uso excessivo de detergentes e amaciadores, as fibras das fraldas vão acumulando resíduos. Com a nossa roupa e toalhas isto também acontece, mas como o uso é diferente não nos apercebemos. Se calhar é mais fácil lembrar o cheiro a mofo que às vezes as nossas toalhas têm, alguma vez te aconteceu? É o mesmo, só que como as fraldas retêm xixi e cocó e o que os tecidos acumulam são partículas de amónia + detergentes.  São estes resíduos que provocam entupimentos e maus cheiros nas nossas fraldinhas de pano. Por isso é tão importante os enxaguamentos a frio no inicio e final da lavagem.

Se a rotina de lavagem estiver a funcionar, nunca vais ter o “prazer” de sentir esse intenso aroma que nos transporta até o aterro municipal. Se queres evitar essa viagem, podes fazer opcionalmente um tratamento de choque a cada 6-8 semanas só para prevenir. No caso da rotina não ser a melhor, os resíduos vão ficar acumulados e, um dia após o bebé fazer um xixi, vamos sentir o fantástico cheiro a lixo/amónia. Nestes casos, a fralda limpa normalmente não tem cheiro, só após um pequeno xixi, é que o cheiro aparece.

Neste post podes ver como fazer a lavagem das fraldas corretamente.

Outra situação onde pode ser preciso fazer uma desinfecção, é no caso do bebé estar doente com uma doença contagiosa como gastroenterite. Para resolvermos este problema fazemos uma lavagem a fundo e/ou desinfecção das fraldas.

Quando precisamos de fazer um tratamento de choque nas fraldas reutilizáveis?

  • Quando as fraldas depois de lavadas cheiram mal. Quando tiramos as fraldas da máquina de lavar devem cheirar a nada ou, ter um ligeiro aroma do detergente que se usou para as lavar;
  • Quando após um xixi a fralda cheira a amónia;
  • Quando o bebé esteve doente, por exemplo, gastroenterite;
  • Quando o bebé desenvolveu um fungo. Normalmente acontece se o bebé teve de tomar um antibiótico ou se é amamentado e a mãe teve de tomar antibióticos. Os antibióticos não só destroem as bactérias que nos fazem mal, como também destroem a flora intestinal. Quando há um desequilíbrio na flora intestinal o bebé desenvolve candida e é este fungo que temos de tirar das fraldas.

Quais aditivos posso usar nas fraldas de pano?

Ao usar aditivos é preciso ter em atenção as recomendações de cada marca, algumas não autorizam o uso de determinados aditivos. O mais importante é lavar com bastante água, mais umas vez os enxaguamentos a frio antes e depois de lavar as fraldas.

Estas tabelas não foram feitas por mim, são da Thirsties, mas os aditivos que recomendam e as frequências de uso são os que eu usei enquanto tivemos fraldas de pano por casa. É um resumo muito útil por isso fica como guia para quem tem problemas e os quer evitar.

Aditivos seguros para os diferentes tipos de fraldas

  Bicarbonato de Sódio Lixívia Agente oxigenador Borax AntiCalcário Amaciador Sabão Puro Carbonato de Soda Desinfectante Vinagre
AIOs
Uma vez por mês
Capas
Uma vez por mês
Ajustadas
Uma vez por mês
Absorventes
Fraldas de Bolso
Uma vez por mês
Pré-dobradas
Toalhetes
Sacos impermeáveis
Uma vez por mês

 

Aditivos recomendados para determinados problemas

  Cheiro
Amonia
Desifecção Cheiro
estranho
Agua
Dura
Resíduos
Gordura
Resíduos
Agua Dura
Resíduos
Urina
Amaciar Manchas
Bicarbonato de Sódio
Agente
oxigenador
Anti
Calcário
Extracto de sementes de toranja
Sumo de Limão em água
Desinfetante
Sol
Vinagre

 

Se precisas de ajuda para resolver alguma situação lembra-te que estamos aqui para te ajudar. Só tens de enviar um email para: apoio@meekbum.com

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.

1 de 3