Como lavar as fraldas de pano reutilizáveis?

Lavar as fraldas de pano é um dos pontos mais polémicos de quem usa fraldas reutilizáveis modernas. Está entre o medo de tocar no cocó e como evitar as fugas 🙂

Já sabes que aqui simplifico tudo e a rotina de lavagem não é excepção. Aliás, se a tua rotina de lavagem tem muitos passos, lavagem à mão, mais de 1 aditivo, etc, estás a complicar demais e a perder o teu valioso tempo. 

E quem te disser o contrário, e que deves fazer trinta por uma linha não pesca nada disto.

Estou a falar especificamente de quem acha que isto é como antigamente e te diz para deixar as fraldas de molho… É um erro e já nem posso com isso! Ainda hoje, anos depois, continuo a batalhar contra isso.

IMPORTANTE! As fraldas reutilizáveis sujas têm de ficar num local seco e arejado até serem lavadas. Um balde simples com um caso impermeável grande é mais do que suficiente. Aliás, há que use só o saco ou só o balde. 

A frequência de lavagem também é importante. Durante o inverno podes lavar a cada três dias e assim que começar a fazer calor convém passar a lavar a cada dois dias. Porquê? Se lavares a mais de 3 dias podes precisar de fazer desinfecção e a desinfecção provoca um desgaste desnecessário nas fraldas.

Porque insisto em lavar bem as fraldas reutilizáveis?

Por três motivos:

  1. Para que a pele do teu bebé não fique irritada;
  2. Para que não tenhas problemas de cheiros;
  3. Para que uses o teu tempo com o teu bebe e não a lavar fraldas.

Há mamãs que ficam muito preocupadas com a lavagem, desinfecção, máquina de lavar suja etc. Calma… se lavares as tuas fraldas bem, só precisas de desinfectar se quiseres ou se tiveres algum fungo. A tua máquina de lavar a roupa não vai ser afectada pelas fraldas, as fraldas são só roupa muito suja. Ou também deitas fora a tua roupa quando ficas suja com lama?

Nahhh… o que fazes é lavar a tua roupa cheia de lama no ciclo de roupa muito suja.

Os 3 passos para lavar fraldas de pano modernas e as deixar impecáveis

Lembra-te de preparar as tuas fraldas para a lavagem, ou seja, retirar o cocó da fralda e os absorventes se tiveres fraldas reutilizáveis com bolsos. Isto o fazes em segundos quando mudas a fralda ao teu bebé ou quando tiras as fraldas do teu saco impermeável de transporte.

Aqui estão os três passos para lavar as tuas fraldas de pano e a explicação de cada um:

1. Enxaguamento + centrifugação a frio

Este passo é essencial para retirar o excesso de xixi e cocó das fraldas. Faz um ciclo independente, normalmente todas as máquinas têm este ciclo e costuma ter uma duração de 15-20 minutos. Porque não fazer um ciclo com pré-lavagem? Porque as máquinas novas reutilizam a água, ou seja, estás a lavar as tuas fraldas em água suja. Porque a frio? Porque assim o cocó e o xixi é libertado das fibras do tecido e evita as manchas.

2. Ciclo de roupa muito suja + detergente de roupa muito suja

É neste passo que as tuas fraldas de pano reutilizáveis vão ser lavadas. Vamos ao detalhes importantes: 

  • Ajusta a  temperatura do ciclo a 40ºC-60ºC. Confirma na etiqueta das tuas fraldas qual é a recomendação da marca. A minha recomendação é lavar a cada 4-6 semanas a 60ºC e só em casos de cheiros persistente passar a lavar sempre a 60ºC. Há bebés que fazem xixi com cheiro muito intenso e esses são os casos especiais. Na minha experiência desde 2012, não tenho visto que as fraldas degradem se forem sempre lavadas a 60ºC. Mas claro, são sempre fraldas com alta qualidade e feitas para durar mais do que um bebé se forem bem cuidadas.  A associação Clean Cloth Nappies recomenda lavar sempre a 60ºC e eles também andam por cá há muito tempo.

  • Usa detergente em pó da tua preferência em quantidade para roupa muito suja. Sabias que podes meter o detergente em pó directamente no tambor? Oh yeah! Nem imaginas a diferença que faz. O detergente é todo aproveitado, porque não se perde nos tubos, e ao mesmo tempo proteges os tubos de ficarem entupidos. Se a gaveta do detergente já fica suja nem imagino como devem ficar os tubos.

Podes usar detergente liquido e nesse caso o passo 3 é obrigatório. Se vires que as tuas fraldas reutilizáveis não ficam bem lavadas (ou seja, com mau cheiro) então trocas para detergente em pó.

  • Faz “play” ao ciclo e espera que termine.

3. Enxaguamento + centrifugação a frio

Este último passo podes saltar de vez em quando. O objectivo é retirar qualquer excesso de detergente que tenha ficado nas fraldas. Claro que, se o teu bebé tem pele muito sensível não o deves saltar.

Onde estão os aditivos? E detergentes específicos? Lavagens à mão? 

A rotina de lavagem das tuas fraldas reutilizáveis são só estes três passos. Claro que há situações específicas como fungos ou algumas famílias que precisam de fazer adaptações. Mas são excepções à regra. 

Lembra-te de manter a tua rotina simples. Esse é o segredo.

Escrito por Sonia Garcia. Consultora de fraldas reutilizáveis desde 2012.

2 Comentários. Leave new

Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Menu