Vais ter muito trabalho ao decidir usar fraldas ecológicas!

Os bebés dão muito trabalho! Ponto! Eles precisam de nós, não é bem um trabalho mas sim um dever como cuidadores. É o nosso dever cuidar do ser indefeso pelo qual somos responsáveis. E se dá trabalho! É cansativo cuidar de alguém que precisa 200% da nossa atenção. Mas é um cansaço bom que desaparece quando recebemos um sorriso em troca. Sim sou mãe babada… e como muitas mães/pais também estou em estado permanente de cansaço e o meu filho já não usa fraldas há mais de 3 anos. Voltando ao assunto deste post e depois de duas semanas sem escrever, vou desvendar mais um dos mitos mais comuns das fraldas de pano: As fraldas de pano dão muito trabalho.

Vamos falar já sobre o elefante na sala: uses fraldas de pano ou fraldas descartáveis, as duas opções dão trabalho. Mudar uma fralda dá trabalho e vais ter de o fazer umas 9000 vezes até ao desfralde. Opções?

  1. Higiene natural;
  2. Estar sempre à caça das promoções de fraldas – que já vimos que na mesma não compensa monetariamente;
  3. Podes pôr a lavar mais uma máquina de roupa com fraldas de pano.

Qual é a diferença em termos práticos de comprar fraldas ou lavar fraldas? É simples. Primeiro tens de estar sempre atenta ao nível do saco das fraldas e estás dependente dos horários das lojas. Ter de ir às compras implica teres de sair de casa, fazer a mala, meter o carrinho, o ovo, etc, só isto é 1h e normalmente tens de sair de carro. Com o um bebé ao colo, fazer uma maratona pelo hipermercado e dirigir-te a caixa de pagamento. Assim que chegas à caixa vês que está já na hora de mamar (entretanto passaram 2h) e o teu bebé vai fazer-se ouvir em qualquer momento e ficas com os nervos à flor da pele.

Qual a alternativa? Super simples. Levar o saco das fraldas para a máquina de lavar a cada 2-3 dias. Afinal de contas vais ter sempre roupa para lavar, mais uma máquina não faz assim tanta diferença. Depois de secas são 10-15min para arrumar e está tudo pronto a usar. Horários e promoções? Não é preciso, usas fraldas de pano e só tens de ter atenção à quantidade total. Precisas de fraldas suficientes para fazer a rotação completa. Ou seja, teres fraldas suficientes para poder lavar e usar ao mesmo tempo. Ainda, tens a vantagem de que as fraldas de pano não cheiram mal se correctamente armazenadas. As fraldas descartáveis conseguem cheirar tão mal que te vão obrigar a ir todos os dias à rua esvaziar o teu caixote, por isso mais uma tarefa que podes riscar do teu dia a dia 🙂

Sobre o autor deste post

Sonia Garcia

Sonia Garcia

Diaper Coach e Co-owner da Meekbum.
Com mais de 5 anos de experiência em consultoria em fraldas reutilizáveis. O objectivo é sempre poupar recursos ao mesmo tempo que ajudo as famílias a escolherem as melhores opções tendo em conta os seus objectivos e rotinas familiares.
Instagram
YouTube

© 2018 Meekbum.
Todos os direitos reservados.

Por favor, se quiser reproduzir o conteúdo (texto e/ou fotos) deste blog, peça-nos autorização antes de o fazer. Todos os textos e fotos deste blog são da nossa autoria, se não houver indicação em contrário. Este post reflecte a experiência e opinião do autor. Qualquer decisão que tomar após a leitura é da inteira responsabilidade do leitor.

Menu